top of page

Gestão municipal do PSE

O PSE, é uma proposta centrada na gestão compartilhada, pelo que foram criados os Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. Nesse sentido o GTI é uma troca de saberes, compartilhamento de poderes e afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais. E essa gestão intersetorial compartilhada se dá em todas as esferas de governo e é fundamental para construir ações integrais de educação e saúde.

 

O Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) é composto por gestores das Secretarias de Saúde e de Educação. Representantes das equipes de saúde da atenção básica e das escolas, estudantes e pessoas da comunidade local também podem fazer parte do grupo.

 

O GTI-M de Foz de Iguaçu foi instituído com a portaria n° 54773, em maio de 2014. O grupo de trabalho tem como responsabilidades:

 

I – apoiar a implementação dos princípios e diretrizes do PSE no planejamento, monitoramento, execução, avaliação e gestão dos recursos financeiros;

II - articular a inclusão dos temas relacionados às ações do PSE nos projetos políticos pedagógicos das escolas;

III - definir as escolas públicas federais, estaduais e municipais a serem atendidas no âmbito do PSE,

 IV - possibilitar a integração e planejamento conjunto entre as Equipes das Escolas e as Equipes de Atenção Básica

V – participar do planejamento integrado de educação permanente e formação continuada e viabilizar sua execução;

VI – apoiar, qualificar e garantir o preenchimento do Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE

bottom of page